quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dirigentes estaduais da saúde se reúnem em Franca


Os sindicatos que compõem a Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo vão promover sua reunião bimestral no dia 5 de julho, às 10 horas no Imperador Palace Hotel, na cidade de Franca, localizado na Av. Presidente Vargas, 666, no Centro. A pauta estará recheada de assuntos do interesse da categoria, dentre eles a avaliação do balanço financeiro de 2011, a organização do XIV Encontro de Dirigentes Sindicais e Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo a ser realizado na Colônia de Férias Firmo de Souza Godinho, em Praia Grande de 23 a 25 de agosto.
Outro ponto que vai merecer a atenção dos representantes de 13 sindicatos de base é a avaliação da passeata pela valorização do trabalhador da saúde, realizada no dia 12 de maio, quando se comemora o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. Neste dia, os profissionais do setor saíram, em passeata, pelas ruas das cidades para sensibilizar a população e os empresários da saúde da necessidade de valorização da categoria, com aumento real de salários, implantação da jornada de 30 horas semanais e do plano de saúde familiar, dentre outros que melhorem a qualidade no ambiente de trabalho e, consequentemente no atendimento à população. “Quem cuida da saúde da população merece ter atendimento digno e de qualidade e isto não acontece no Estado de São Paulo, onde poucos estabelecimentos oferecem um plano de saúde decente aos seus funcionários”, reflete o presidente do Sinsaúde e da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, Edison Laércio de Oliveira.
Edison destaca que as entidades sindicais devem lutar, visando garantir saúde e segurança no ambiente hospitalar. Um exemplo positivo desta batalha foi a conquista da NR-32, a norma que regulamenta a segurança e saúde nos estabelecimentos hospitalares. “Nós conseguimos a sua aprovação em nível federal, mas ainda é necessário um grande esforço para garantir a sua implantação na íntegra”, observa Edison Oliveira.
Mais um assunto pautará a reunião da Federação Paulista da Saúde. É a definição de formas de luta pela aprovação do projeto de lei das 30 horas, que reduz a jornada de trabalho para os profissionais do setor. Luis Vergara, que é diretor de Comunicação da Federação e presidente do Sinsaúde Franca e Região, está licenciados dos cargos por ser candidato a vereador por Franca. À frente do Sinsaúde, ficou Elaine da Silva Amaral que será a anfitriã do encontro de sindicalistas. Segundo ela, a aprovação das 30 horas vai contribuir para o bom desempenho dos profissionais da saúde, que ficarão menos estressados e também para a melhoria do atendimento aos pacientes. “Nosso trabalho como sindicalistas é lutar pela preservação da saúde, não só dos trabalhadores, mas também da população”, pontua ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário