quarta-feira, 16 de maio de 2012

Assembleia Legislativa promove sessão em homenagem aos trabalhadores da saúde


Sinsaúde de Franca e Região levará mais de 50 profissionais


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promove no próximo dia 18 de maio, às 10 horas, uma sessão solene em homenagem ao Dia Estadual do Profissional da Saúde. A iniciativa é do deputado estadual Rafael Silva (PL), autor projeto de lei que oficializou, em 2004, o dia 12 de maio como o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde.

Com o apoio da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo e dos 13 sindicatos filiados à entidade, o evento terá a participação de aproximadamente 700 profissionais que integram delegações de todas as regiões do Estado. “O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Franca e Região (Sinsaúde) levará mais de 50 profissionais para a Capital. É uma forma de mostrar o reconhecimento a estas pessoas que lutam para manter a vida dos pacientes em detrimento de seu salário e qualidade de vida. Mas estamos batalhando para modificar esta situação”, avalia Luiz Carlos Vergara Pereira, presidente do Sinsaúde de Franca.

Na ocasião serão homenageados 13 trabalhadores das áreas de enfermagem, administração e apoio, sendo um profissional de cada região de São Paulo.

“Fazer a homenagem é uma forma de obter os olhares da sociedade para a responsabilidade e ética que estes profissionais têm para com a saúde da população e homenageá-los é reconhecer esta dedicação”, diz o deputado estadual Rafael Silva.

Conquista do 12 de maio em nível estadual
Em 2004, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo oficializou o dia 12 de maio como Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. Na época, o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou em lei (11.665/04) o Projeto de lei 1.052/03, de autoria do deputado estadual Rafael Silva (PL). Desde então, a Assembleia reserva um dia no mês de maio para homenagear os profissionais da saúde. “Até agora, cerca de 40 cidades do Estado já oficializaram o dia 12 de maio em Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho como feriado para os trabalhadores da saúde. Esta é uma grande conquista para a categoria, mas ainda vamos lutar para a aprovação em nível nacional”, explica o presidente da Federação da Saúde, Edison Laércio de Oliveira.

Federação tenta aprovação em nível nacional
Para contribuir com a valorização do profissional da saúde, em 2007, o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) propôs o Projeto de lei 1.310, criando o Dia Nacional do Trabalhador da Saúde. Após dois anos de tramitação na Câmara dos Deputados, o PL foi aprovado pelos parlamentares e encaminhado ao Senado em agosto de 2009.

Após aprovação no Senado, em dezembro do mesmo ano, o PL foi encaminhado para sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva que, em janeiro de 2010 vetou o PL, alegando que já existe o Dia Internacional da Saúde, indo contra as expectativas de milhões de trabalhadores da saúde do Brasil.

Mas a luta não parou. O deputado federal Marco Aurélio Ubiali (PSB-SP) apresentou em 5 de outubro de 2011 novo projeto de lei (2466/2011), frisando que se faz importante a instituição do Dia Nacional do Profissional de Saúde, que tem mérito diferente do Dia Internacional da Saúde. O projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados e aguarda aprovação.

Profissionais que serão homenageados na Assembleia Legislativa:

1) Sindicato Dos Trabalhadores Da Saúde Da Região De Araçatuba
Eleunai Mafra Ladeia Caldeira

2) ­­­­­­­­­­­­­­­­­Sindicato dos Trabalhadores da Saúde da Região de São José dos Campos
Maria Caetana Aparecida

3) Sindicato dos Trabalhadores da Saúde da Região de Rio Claro
Atair Gomes Rosa de Souza

4) Sindicato dos Trabalhadores da Saúde da Região de Presidente Prudente
Ana Rosa Rocha

5) Sindicato dos Trabalhadores da Saúde da Região de Sorocaba
Oswaldo Scola

6) Sindicato dos Trabalhadores da Saúde da Região de Franca
Irany Maria de Jesus

7) Sindicato dos Trabalhadores da Saúde da Região de Jaú
Maria Jerusa de Abreu

8) Sindicato dos Trabalhadores da Saúde da Região de São José do Rio Preto.
Leonildes Garcia Longo

9) Sindicato dos Trabalhadores da Saúde da Região de Piracicaba
Ana Ferreira da Silva

10) Sindicato dos Trabalhadores da Saúde da Região de Bauru
Maria de Oliveira Mello

11) Sindicato dos Trabalhadores da Saúde da Região de Santos
Aparecida Constantino da Silva

12) Sindicato dos Trabalhadores da Saúde da Região de Ribeirão Preto
“In Memorian” Oswaldo Ruiz,
Primeiro Presidente da Entidade do Período de 1960/1965

13) Sindicato dos Trabalhadores da Saúde da Região de Campinas
Nair Zanoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário