terça-feira, 13 de março de 2012

Comentário de Luiz Vergara sobre matéria publicada pelo Jornal Folha de São Paulo.


Franca tem uma carência de 25 escolas infantis, isto significa 5 mil vagas para creches
A população de Franca e Ribeirão Preto (SP) sofre com falta de compromisso político das atuais administrações. Estas duas cidades são consideradas de porte médio por terem se tornando centros regionais, mas sem planejamento correto e uma gestão questionável na rede pública de educação infantil, geraram uma situação complicada trazendo grandes conseqüências as crianças, pois a falta de creches provocou demandas para os futuros  cidadãos que vivem nestas cidades. 

Outra conseqüência é o desenvolvimento educacional destes alunos que freqüentam as creches, estas estão melhores preparadas para iniciarem o primeiro ano do ensino fundamental, as demais que não tiveram acesso a estas instituições sentem dificuldades na aprendizagem, não acompanhando de maneira satisfatória os demais colegas. Com isso, quem acabava levando a culpa são os professores que são considerados despreparados para atender a todos, cada um com suas dificuldades. Professores, estes, valorosos que se esforçam para passarem os conhecimentos necessários aos seus alunos.

A contribuição com o desemprego é outro problema apresentado. Mães não têm onde deixarem seus filhos para procurarem um emprego. 

Em Franca, devido a picuinhas políticas, os programas oriundos de outros partidos não despertam interesse de seus governantes para que sejam realizados os convênios necessários para sua criação.

Neste caso, eu me refiro ao Governo Municipal de Franca dirigido pelo PSDB e o Federal pelo PT, até parece que depois de eleitos os nossos governantes continuam administrando para o partido, esquecem que foram eleitos para administrar a cidade para o interesse do povo.
Uma cidade preocupada com a qualidade da educação deve começar sua estrutura de investimentos pelas creches. Hoje temos Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) que tem como principal objetivo a prestação de assistência financeira suplementar a todas as cidades que efetuarem a adesão. 

Mas, infelizmente, há uma precariedade na execução dos programas.  Se não for implantado este atendimento (fato que é uma lastima para a população) com certeza não teremos escola infantis de qualidade e suficiente para nossas crianças; 2012 é ano eleitoral, vamos dar um basta neste tipo de situação, votando em quem tem compromisso com o povo. 

Seu voto tem valor, preço ético e de compromisso para decidir o futuro. É preciso votar com olho no olho. É preciso executar um planejamento correto de gestão em benefício direto da população, principalmente daqueles mais desfavoráveis de recursos, para reduzir os danos e priorizar, acima de tudo, a proteção a quem mais precisa e tem direito a isso.
Vamos falar bem alto e em bom som, não podemos mais admitir, que pela falta de entendimento político nossas crianças fiquem sem creches, prejudicando os adultos e deixando marcas irreversíveis seu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário