segunda-feira, 26 de maio de 2014

VERGARA PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE CAMINHOS E DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

O vereador Luiz Carlos Vergara Pereira (PSB) foi o único dos 15 vereadores de Franca a participar do Seminário de Concepções que discutiu o reordenamento da política de Assistência Social em Franca. O evento ocorreu no dia 20/05 no auditório do SENAI em Franca, reunindo assistentes sociais e especialistas do setor. 
Após a abertura dos trabalhos e os painéis de especialistas o vereador Vergara, durante o diálogo com o público participante, Vergara usou da palavra, apresentando sugestões que foram de encontro às propostas do evento. Os objetivos foram o de debater coletivamente as formulações realizadas pelos grupos em formação para elaboração do Plano de Gestão Territorial da Ação Social de Franca.
Em sua fala Vergara apresentou proposta de elaboração de um plano imediato de combate e atenção à dependência química, a criação de u ambulatório específico para a gestante de alto risco e a instalação da Casa da Mulher Vitimizada. “São ações imprescindíveis que devem nortear a política de assistência social, no Município com a atuação conjunta das principais secretarias e órgãos governamentais como Saúde, Educação e Ação Social, através das políticas preconizadas pelo Conselho Nacional de Assistência Social”, justificou Vergara.

VERGARA DOA CAMISA AUTOGRAFADA DE RONALDO FENÔMENO PARA LEILÃO DA APAE

O vereador Luiz Carlos Vergara (PSB) fez a doação de uma camisa autografada pelo campeão mundial Ronaldo Fenômeno para o 5° leilão da APAE de Franca. O leilão da APAE será no próximo sábado (31/05) no espaço de eventos da APAE, na Avenida Nazira Aidar, 100, às 12h.  A entrega da camisa autografada pelo jogador foi feita ao presidente da entidade Erismar Tanja, na manhã da terça-feira (20/05) na sessão da Câmara de Franca. 
A doação foi conseguida pelo vereador através do advogado André Lemos Jorge e da empresa 9nine entretenimentos, que pertence a Ronaldo. Falando sobre a ajuda, Vergara agradeceu aos parceiros pela camisa, "É bom poder contar com amigos em momentos como esse, em que ter união para fazer o bem. Para a APAE nada nunca é demais. Tenho certeza que essa prenda será arrematada pelo maior valor entre todas as outras", afirmou o vereador que também fez um apelo: "A população, empresários, nós políticos e todos aqueles que poderem participar do leilão, ajudarão e muito as nossas crianças da APAE, espero ver o leilão lotado”. 

VERGARA PARTICIPA DE ATO EM APOIO À LEI DAS 30 HORAS PARA ENFERMAGEM

O vereador Luiz Carlos Vergara Pereira (PSB) presidente do SINSAÚDE – Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Franca e região participou no último dia 21/05, em Brasília, da discussão promovida pela Comissão Geral na Câmara dos Deputados, em Brasília, ao Projeto de Lei nº 2.295/2000, que reduz a jornada de trabalho da categoria da enfermagem em 30 horas semanais. O encontro presidido pelo deputado federal Marco Aurélio Ubiali (PSB/SP) e Vergara estava acompanhado de lideranças da Federação Estadual dos Trabalhadores em Saúde e os representantes de siglas partidárias que compõem o Congresso declararam apoio à aprovação do PL que é uma antiga aspiração da categoria (tramita há 14 anos). 
O PL da jornada de 30 horas e é uma luta tanto da Federação quanto do deputado Ubiali, que realizam ações para que a proposta seja enfim votada. “Acredito que tudo caminha no sentido de que esta jornada de 30 horas para os profissionais de saúde se transforme em realidade. Não há mais o que adiar”, afirma Vergara (que aparece na foto ao lado do Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves).


TRABALHADORES DA SAÚDE HOMENAGEADOS EM CAMPINAS

O vereador Luiz Carlos Vergara Pereira (PSB) participou no último dia 22/05 de evento realizado pelo SINSAÚDE de Campinas em homenagem aos trabalhadores em saúde. Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento que homenageou 84 profissionais.

 Como representante da Federação dos Trabalhadores em Saúde do Estado (do qual é Diretor de Comunicação) Vergara usou da palavra, defendendo em sua fala, principalmente a redução da jornada de trabalho dos enfermeiros e auxiliares de enfermagem para 30 horas semanais. O vereador francano também pregou uma ampla defesa dos direitos e condições de trabalho no cotidiano dos profissionais da saúde. 


VERGARA APRESENTA EMENDAS AO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2015

Em audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa do Estado de SP (ALESP) realizada em Franca na última quinta-feira (15/05) o vereador Luiz Carlos Vergara Pereira (PSB) apresentou 11 propostas de emenda ao Orçamento Estadual 2015. 
Os pedidos de Vergara envolvem auxílio financeiro e aquisição de equipamentos por parte do Estado para entidades de saúde e filantrópicas da cidade e da região, como os hospitais Santa Casa de Franca e de Igarapava, Hospital do Coração de Franca e Hospital Psiquiátrico Allan Kardec de Franca. Também são feitos pedidos de ajuda financeira para entidades de assistência a idosos e crianças como o Asilo São Vicente de Paulo, Lar de Ofélia, APAE e NAREV, além de outras instituições de recuperação e tratamento de viciados.
As propostas de emenda retiradas das audiências públicas da ALESP em todo o Estado serão posteriormente sistematizadas e colocadas em analisa tanto pela Comissão de Justiça e Orçamento quanto pelo plenário daquela Casa de Leis.

HOMENAGEM NA ALESP VALORIZA PROFISSIONAIS DA SAÚDE NO ESTADO

O vereador Luiz Carlos Vergara Pereira (PSB) como presidente do SINSAÚDE de Franca e Região e da Comissão de Saúde da Câmara de Franca, participou, em São Paulo, da homenagem na sessão especial da Assembleia Legislativa de São Paulo – ALESP - em comemoração ao Dia do Trabalhador da Saúde. 
No evento, Vergara usou da palavra, oportunidade em que defendeu a permanência de agentes políticos que estejam realmente comprometidos com as causas da saúde (jornada de 30 horas e piso nacional). Ele também destacou a importância dos trabalhadores da saúde, que muitas vezes deixam suas casas e suas famílias para cuidar de outras pessoas.
O evento contou com a presença de delegações de várias regiões do Estado de SP, Araçatuba, Campinas, Jaú, Araraquara entre outras, reunindo aproximadamente 700 pessoas. O representante da região de Franca homenageado na sessão solene foi o Técnico de Enfermagem Ronildo de Paula que presta relevantes serviços na área da saúde de nossa cidade. Outros 12 profissionais da área foram homenageados. Na solenidade, além do vereador Vergara, estiveram presentes os deputados: estadual Rafael Silva (PDT) e Federal Dr. Ubiali (PSB-SP), o Presidente da Federação da Saúde do Estado de São Paulo Edison Laércio de Oliveira, entre outras lideranças e autoridades do setor saúde.


VERGARA PARTICIPA DO 32º PASSEIO A PÉ FRANCA-RESTINGA

O vereador Luiz Carlos Vergara Pereira (PSB) a exemplo do que fez em todos os anos anteriores, participou neste domingo pela manhã, do 32º Passeio a Pé Franca a Restinga. 
A atividade recreativa reuniu cerca de 40 mil pessoas na edição deste ano. A maioria do público participante fez caminhada no percurso de pouco mais de 10 km, mas também foram realizadas atividades esportivas como corrida pedestre e ciclismo. A concentração de chegada ocorreu no Parque do Peão de Restinga no final da manhã. 
Ao longo do percurso, Vergara encontrou amigos e autoridades com quem conversou animadamente e trocou sugestões sobre a melhoria do evento que já é uma tradição regional desde que foi criado pelo saudoso professor Pedro Morila Fuentes – Pedroca.

VERGARA PARTICIPA DE DISCUSSÃO PARA JORNADA DE 30 HORAS NA SAÚDE

O vereador Luiz Carlos Vergara Pereira (PSB) presidente do SINSAÚDE – Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Franca e região – participa nesta quarta-feira no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, da discussão do Projeto de Lei nº 2295/200. 
O PL dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e é uma luta tanto da Federação dos Trabalhadores em Saúde, da qual Vergara é Diretor de Comunicação quanto do Deputado Federal Marco Aurélio Ubiali – Dr. Ubiali (PSB-SP) que atuou para que a matéria fosse pautada para deliberação.
A discussão ocorre nesta quarta-feira, às 13h, no Plenário Ulisses Guimarães. Vergara que foi convidado para participar do ato ao lado do Deputado Dr. Ubiali afirmou que tudo caminha no sentido de que esta jornada de 30 horas para os profissionais de saúde, se transforme em realidade.


SINSAÚDE LEVA TRABALHADORES DA REGIÃO PARA HOMENAGEM NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Nesta sexta-feira (16/05) o SINSAÚDE de Franca e Região levará os profissionais de saúde à Capital para assistirem e receberem homenagem em sessão especial da Assembleia Legislativa de São Paulo – ALESP - em comemoração ao Dia do Trabalhador da Saúde. O técnico de enfermagem que representará toda a categoria de sua base é Ronildo de Paula.
“Precisamos enaltecer estes trabalhadores que se dedicam quase uma vida a cuidar de outras pessoas, sacrificando muitas vezes sua vida pessoal e familiar. Temos de dar o real valor pela responsabilidade que eles têm nas mãos", disse o Presidente do SINSAÚDE e vereador de Franca, Luiz Carlos Vergara Pereira. 
A sessão será presidida pelo Deputado Estadual Rafael Silva, que é deficiente visual e deverá contar com a presença do Deputado Federal Dr. Ubiali (PSB-SP) e representantes do Governador Geraldo Alckmin, além de outras autoridades e lideranças da área dos profissionais da saúde, como o próprio vereador Vergara. 
Vergara que também é presidente da Comissão Permanente de Saúde do Legislativo francano está atuando ativamente junto à Câmara dos Deputados, visando à aprovação do Projeto de Lei que fixa o Piso Nacional da categoria e da proposta que estabelece a jornada na área da saúde para 30 horas semanais. “Com união tenho certeza que conquistaremos esta vitória”, completou Vergara.


PROFISSIONAIS DE SAÚDE HOMENAGEADOS NA CÂMARA DE FRANCA

O Sinsaúde (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde) de Franca e região, juntamente com a Câmara de Franca através do Vereador Luiz Vergara (PSB) promoveu na segunda-feira (12/05) homenagem a profissionais de destaque na área da saúde pelo Dia Municipal do Trabalhador da Saúde. Na oportunidade, 20 funcionários foram homenageados. Participaram do evento, além do vereador Vergara que é presidente da Comissão Permanente da Saúde e do SINSAÚDE, estavam presentes demais vereadores e os representantes dos hospitais de Franca (Santa Casa, Hospital Allan Kardec, Unimed entre outros). 
“A sessão especial é uma forma de prestar uma justa homenagem a estes valorosos profissionais que no seu dia a dia cuidam da saúde da nossa população”, comentou Vergara.

VEREADOR VERGARA E DEPUTADO UBIALI LIBERAM R$ 100 MIL PARA SANTA CASA DE IGARAPAVA

Através de um trabalho realizado pelo vereador Luiz Carlos Vergara Pereira (PSB) o Deputado Federal Marco Aurélio Ubiali – Dr. Ubiali (PSB-SP) liberou, através de emenda parlamentar, uma verba de R$ 100 mil para a Santa Casa de Igarapava. Vergara fez o trabalho como vereador e Presidente do SINSAÚDE – Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Franca e região, cuja base territorial abriga também o Município de Igarapava. 

O convênio foi assinado entre a SC e a Provedoria na ultima segunda-feira, no Palácio dos Bandeirantes, em solenidade que contou com a participação do Governador paulista Geraldo Alckmin. A liberação de recursos foi comunicada nesta semana pelo próprio Deputado Dr. Ubiali, em correspondência enviada ao vereador Vergara e à Provedora da Santa Casa de Igarapava, Dra. Iracema Saldanha Junqueira. “Além de representarmos a categoria dos trabalhadores, temo ajudado os hospitais de nossa base territorial a resolver, na medida do possível os seus problemas de recursos e equipamentos”, comentou Vergara, aproveitando para agradecer o empenho do Deputado Ubiali, já que ambos integram o mesmo partido e têm atuado junto em toda a região.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

SINSAÚDE HOMENAGEIA PROFISSIONAIS NESTA SEGUNDA, 12

Sinsaúde (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde) de Franca e região, juntamente com a Câmara de Franca, promove nesta segunda-feira, 12, uma homenagem a profissionais de destaque na área da saúde pelo Dia Municipal do Trabalhador da Saúde.
A solenidade será no plenário da Câmara a partir das 20 horas. Na oportunidade, 20 funcionários serão homenageados. Segundo o presidente do sindicato, Luiz Vergara, a maioria dos homenageados foi escolhida por votação entre os funcionários dos hospitais ou indicados pelo Sindicato dos Servidores Municipais.

Já no último sábado, 10, o Sinsaúde cancelou uma passeata que havia programado e realizou uma panfletagem no Centro da cidade clamando por valorização profissional e qualidade de atendimento. O ato ocorreu simultaneamente em 31 cidades do Estado.

ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA AGORA É RECONHECIDA DE UTILIDADE PÚBLICA

O importante trabalho social desenvolvido pela Associação de Capoeira Desportiva e Cultural Estrela do Bonfim, com sede em Franca (região do Complexo Aeroporto) foi reconhecido e a entidade foi transformada de utilidade pública municipal. O Projeto de Lei 06/2014, de autoria do vereador Luiz Carlos Vergara Pereira (PSB) foi aprovado em sessão da Câmara de Vereadores de Franca por unanimidade (14 votos). A partir do reconhecimento oficial a Estrela do Bonfim, comandada pelo Mestre Elias, passar a ter direito a prestar serviços sociais em parceria com a Prefeitura, recebendo recursos do Orçamento para desenvolvê-los junto à comunidade.

Antes da votação do Projeto que declarou de utilidade pública a Associação de Capoeira Estrela do Bonfim, os alunos fizeram uma apresentação com dança e canto. A Associação tem a finalidade de prestar assistência para a formação e preparação do indivíduo para a sociedade, despertando o interesse do jovem para a prática do esporte. Ela atende atualmente, mais de 800 crianças em todo o Estado, informou Marcio Dib ao usar a Tribuna. O Projeto foi aprovado por unanimidade.
A Associação de Capoeira Desportiva e Cultural Estrela do Bonfim do Mestre Elias já desenvolve um trabalho social importante na sua região. Além disso, seu trabalho se expandiu para cidades da região, como Cristais Paulista e Pedregulho, onde é desenvolvido o projeto “Esporte para Todos - Ano II”, patrocinado pela empresa de telefonia Vivo. O projeto envolve a prática de vários esportes com alunos até 15 anos, em turno contrário ao que eles frequentam as escolas.

VERGARA ASSISTE APROVAÇÃO DO PISO SALARIAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7) proposta que fixa em R$ 1.014 o piso nacional para os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, com jornada de 40 horas semanais. Reajustes anuais também são previstos no texto aprovado, um parecer do deputado Domingos Dutra (SD-MA) ao Projeto de Lei 7495/06, do Senado.
A matéria foi aprovada em votação simbólica e deve retornar ao Senado devido às mudanças feitas pela Câmara. Para o vereador Luiz Carlos Vergara Pereira (PSB), presidente do Sinsaúde e da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Franca, a aprovação do texto faz justiça à categoria e dá incentivo às outras lutas de implantação de piso salarial base para outros grupos de trabalhadores da área da Saúde e seus respectivos planos de carreira.
O vereador francano se encontrava em Brasília e a convite do Deputado Dr. Ubiali (PSB-SP) participou no auditório do grupo de lideranças de trabalhadores de saúde que aguardava a votação da importante matéria.
Relator pela comissão especial que analisou o tema, Dutra aceitou emendas dos deputados André Moura (PSC-SE) e Leonardo Gadelha (PSC-PB). Além de fixarem esse valor, as emendas preveem, a partir de 2015, aumento real equivalente à variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. A sistemática é a mesma aplicada ao salário mínimo atualmente.
Os valores também serão corrigidos anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Para André Moura, a aprovação da matéria foi possível devido ao cumprimento da palavra pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, de pautar o projeto. “Se não fosse a força que essa categoria sempre nos deu ao longo da luta, certamente poderíamos ter desistido da causa”, afirmou Moura.
Ajuda da União
A carreira de agentes comunitários foi regulamentada pela Lei 11.350/06, que permitiu a regularização dos funcionários contratados no âmbito da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e estabeleceu as diretrizes para contratação nos estados e municípios.
Para ajudar no pagamento dos novos salários, o projeto atribui à União a responsabilidade de complementar 95% do piso salarial.
Em decreto, o Executivo federal poderá fixar a quantidade máxima de agentes que poderão ser contratados com o recebimento do auxílio financeiro da União.
Incentivo financeiro
O texto aprovado cria um incentivo financeiro a ser pago pelo governo federal aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para fortalecimento de políticas relacionadas à atuação de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.
Segundo emenda acatada, esse incentivo deverá ser de, no mínimo, 5,3% do valor repassado pela União a cada entre federado e, no máximo, de 40% desse valor.
Um decreto deverá fixar os parâmetros para a concessão do incentivo e seu valor mensal para cada município ou estado. Se o decreto não tiver sido editado, o seu valor será de 5,3%, o mínimo estipulado.
O substitutivo da comissão especial para o projeto estipulava os índices de 5% a 15% do valor repassado.
Tanto o complemento de salário quanto o incentivo serão repassados pelo Fundo Nacional de Saúde na forma de transferências correntes, regulares, automáticas e obrigatórias. Essas transferências serão em 12 parcelas mensais mais uma no último trimestre do ano.
Embora o dinheiro repassado aos entes federativos possa ser usado nas políticas do setor como um todo, o projeto permite seu uso no pagamento dos salários dos agentes comunitários, pois determina que, se isso ocorrer, a assistência financeira usada para esse fim deverá constar como despesa de pessoal na obediência aos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00).

Planos de carreira
O projeto dá o prazo de 12 meses, contados da publicação da futura lei, para que estados, Distrito Federal e municípios elaborem ou ajustem os planos de carreira dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias segundo as novas diretrizes estipuladas no texto.
Entre essas diretrizes estão: remuneração desses agentes; definição de metas; critérios de progressão e promoção; e adoção de modelos e instrumentos de avaliação adequados à natureza das atividades.
Endemia ou epidemia
A partir da nova lei, a contratação temporária ou terceirizada desses agentes, permitida pela Lei 11.350/06, poderá ocorrer somente no caso de combate a surtos epidêmicos – quando uma doença de caráter transitório ataca grande número de pessoas em um local ao mesmo tempo.
Atualmente, a contratação é permitida apenas para surtos endêmicos – quando uma doença infecciosa ocorre habitualmente e com incidência significativa em certa região.

VERGARA PEDE INVESTIGAÇÃO PARA ESCÂNDALO DAS HORAS EXTRAS NO PRONTO SOCORRO

Em extenso requerimento onde cita trechos de depoimentos prestados por três médicos plantonistas do Pronto Socorro “Dr. Álvaro Azzuz” na última quinta-feira, o vereador Luiz Carlos Vergara Pereira (PSB) está solicitando à Procuradoria Federal da República em Franca, a abertura de procedimento para apurar as evidentes irregularidades na jornada de trabalho e de pagamento de horas extras a profissionais que atendem naquela unidade.

O Requerimento (em anexo) deverá ser lido e votado na sessão da próxima terça-feira da Câmara de Vereadores de Franca e em caso de aprovado será encaminhado à Procuradora Dra. Sabrina Menegário solicitando que adote as providências cabíveis para apurar, no âmbito daquele importante poder constituído, as graves denúncias em tela. Cópias com pedido do mesmo procedimento também deverão ser enviadas à Polícia Civil, ao Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho.
Vergara pede ainda que seja providenciado a oitiva dos referidos profissionais citados neste Requerimento, bem como dos integrantes da CEI, visando instruir apuração e consequente abertura de procedimento para apurar responsabilidades e eventualmente punir culpados pelas irregularidades ali relatadas que supostamente seriam má versação do dinheiro público, má gestão pública e adulteração do livro de ponto dos profissionais médicos.



 

PASSEATA PAULISTA DA SAÚDE QUER REUNIR 10 MIL PESSOAS

Pelo terceiro ano consecutivo, a Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo promove a Passeata Paulista da Saúde que acontece no dia 10 de maio, às 10 horas, simultaneamente em 31 cidades do Estado. As inscrições estão abertas em todas as sedes dos Sindicatos filiados à Federação.
Paralelamente, em Franca, devido à comemoração do Dia do Trabalhador da Saúde, em 12/05, o SINSAÚDE de Franca e Região juntamente com a Câmara Municipal de Franca homenagearão naquela data os profissionais de destaque na área da saúde no ano de 2013, a partir das 20 horas. Já no dia 16/05, os reconhecimentos serão na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Com o tema “Trabalhador valorizado é saúde para a população”, a 3ª Passeata Paulista da Saúde integra as ações em homenagem ao Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, comemorado no dia 12 de maio. “O objetivo é conscientizar autoridades, empregadores de estabelecimentos de saúde e a população para as condições de trabalho dos profissionais da saúde e, consequentemente para a qualidade do atendimento prestado”, explica o presidente da Federação da Saúde, Edison Laércio de Oliveira.
As bandeiras de luta definidas pelos trabalhadores incluem a conquista de salários dignos, instituição da jornada de 30 horas semanais, piso nacional para enfermagem, atendimento médico-hospitalar gratuito e de qualidade para o profissional da saúde e sua família, mais segurança no ambiente de trabalho, fim do déficit de funcionários, entre outros itens fundamentais para execução de um bom atendimento à população.
Por este motivo, estão convidadas a participar do evento as entidades representativas dos municípios como ONGS, Sindicatos de outras categorias, associações de bairro e demais instituições, além é claro da população em geral.
“Vamos às ruas mostrar para o governo e os empresários do setor, a força da categoria e da população que está cada vez mais intensa e ambas unidas e mobilizadas para garantir valorização dos profissionais e qualidade de atendimento", convida o presidente do SINSAÚDE de Franca e Região e vereador, Luiz Carlos Vergara Pereira.
Os interessados em participar podem obter mais informações e se inscrever numa das sedes do Sindicato da Saúde de sua região e os que chegarem com uma hora de antecedência ganharão uma camiseta.
 
Além do Sinsaúde de Franca, participam as representações das cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Jaú, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, São José do Rio Preto, Americana, Amparo, Araraquara, Araras, Dracena, Itapira, Itu, Jundiaí, Limeira, Marília, São João da Boa Vista, Tupã, Atibaia, Bragança Paulista, Espírito Santo do Pinhal, Garça, Indaiatuba e Mogi Guaçu.
Em 2013, o evento contou com a participação de cerca de 6 mil pessoas, que foram às ruas clamar por valorização profissional e qualidade de atendimento. Este ano, a expectativa da Federação é de que mais de 10 mil pessoas participem.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

VERGARA QUER ESCLARECIMENTO SOBRE ANTENAS DE TELEFONIA CELULAR

Foi debatido e aprovado em sessão da Câmara de Vereadores de Franca, requerimento de autoria do vereador Luiz Carlos Vergara Pereira (PSB) solicitando da Prefeitura informações sobre a instalação de antenas retransmissoras de telefonia celular na cidade. O expediente foi encaminhado ao Prefeito que deverá respondê-lo em no máximo 15 dias.
O assunto trata de saúde pública, segundo Vergara. Ele leva em consideração o fato de que os efeitos nocivos da radioatividade espalhada pelas antenas geram muitas dúvidas, inclusive no âmbito científico e da Medicina. Há dezenas de estudos que tratam dos danos causados pelas antenas celulares à saúde humana, alguns indicando altos riscos, enquanto outros não esclarecem todas as dúvidas.
Mas mesmo que não haja consenso sobre os males causados à saúde humana, os estudos que concluem pelos riscos devem ser levados em consideração, principalmente pelo Poder Público, a quem cabe ao mesmo tempo autorizar a instalação das antenas e zelar pela saúde da população. 
“Constatamos um grande número de antenas de telefonia celular, em áreas residenciais, muito próximas de residências, mas ao que parece nem mesmo a Prefeitura tem um controle sobre estes dados”, explicou Vergara. Segundo ele, é preciso esclarecer a comunidade sobre os efeitos radioativos sobre a saúde humana que são pouco difundidos. 
Segundo o vereador, é preciso primeiro esclarecer a Câmara sobre os critérios adotados para a autorização da instalação destas antenas, principalmente em áreas densamente povoadas. Além de critérios rigorosos que sigam os protocolos dos órgãos superiores de saúde, é preciso esclarecer a população sobre os riscos à saúde causados pela radioatividade das antenas. Por conta disso, o requerimento pede um levantamento completo de quantas antenas celulares estão autorizadas em Franca e quais os protocolos seguidos pela Prefeitura para liberá-las. Em Campinas, por exemplo, cidade que é três vezes maior que Franca existem atualmente 460 antenas celulares instaladas.

ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA AGORA É RECONHECIDA DE UTILIDADE PÚBLICA

O importante trabalho social desenvolvido pela Associação de Capoeira Desportiva e Cultural Estrela do Bonfim, com sede em Franca (região do Complexo Aeroporto) foi reconhecido e a entidade foi transformada de utilidade pública municipal. O Projeto de Lei 06/2014, de autoria do vereador Luiz Carlos Vergara Pereira (PSB) foi aprovado em sessão da Câmara de Vereadores de Franca por unanimidade (14 votos). A partir do reconhecimento oficial a Estrela do Bonfim, comandada pelo Mestre Elias, passar a ter direito a prestar serviços sociais em parceria com a Prefeitura, recebendo recursos do Orçamento para desenvolvê-los junto à comunidade.
A Associação de Capoeira Desportiva e Cultural Estrela do Bonfim do Mestre Elias já desenvolve um trabalho social importante na sua região. Além disso, seu trabalho se expandiu para cidades da região, como Cristais Paulista e Pedregulho, onde é desenvolvido o projeto “Eu Vivo Esporte”, patrocinado pela empresa de telefonia Vivo. O projeto envolve a prática de vários esportes com alunos até 15 anos, em turno contrário ao que eles frequentam as escolas.

BANCADA DO PSB PRIORIZARÁ PARECERES INDIVIDUAIS DE SUAS COMISSÕES

As Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores de Franca que conta com integrantes do PSB (vereadores Luiz Carlos Vergara Pereira e Luís Antônio Cordeiro) farão pareceres individuais e não mais em conjunto. O entendimento da bancada pessebista é que cada Comissão deve elaborar seu próprio parecer. Com isso deixará de ocorrer uma pratica hoje usual de um mesmo parecer ser assinado por membros de três ou quatro comissões diferentes. A bancada do PSB acha que este critério adotado desde o ano passado impede que as Comissões analisem cada um dos projetos a ela enviados pelo Plenário do Legislativo.
A decisão de emitir pareceres individualizados para cada uma das Comissões foi tomada na manhã desta segunda-feira (28/04) durante a reunião semanal da bancada do PSB que discute semanalmente a pauta da Ordem do Dia das sessões que são realizadas às terças-feiras na Câmara de Franca. “Há uma discrepância e desvio de finalidade quando Comissões de mérito seguem pareceres mais técnicos, como é o caso da Comissão de Justiça, Legislação e Redação”, explicou o assessor do PSB, jornalista Hélio Rodrigues Ribeiro que apresentou a sugestão acatada pelos vereadores Cordeiro e Vergara.
Os projetos que tramitam pelas Comissões Permanentes e que ainda não receberam pareceres começarão a ser analisados pelos dois vereadores do PSB já a partir da próxima segunda-feira, na reunião da bancada com dirigentes e assessores do Partido. Cezar Vilela, presidente do Diretório Municipal e que representa o Deputado Ubiali nas reuniões disse que a medida dará mais transparência às atividades das Comissões das quais os vereadores do PSB são integrantes. “Nossos vereadores ocupam algumas das principais comissões da Câmara e uma atuação firme, analítica e crítica dos projetos mostrará o real interesse dos parlamentares de que as propostas sejam analisadas profundamente antes de se transformarem em leis municipais”, disse Vilela. 
O PSB desde o começo do ano ocupa as principais comissões da Câmara de Vereadores de Franca, destacando-se a de Legislação, Justiça e Redação e a de Finanças e Orçamento, respectivamente por Luiz Carlos Vergara Pereira e Luís Antônio Cordeiro (que também é 1º secretário do Legislativo). 
Hoje, é hábito a Comissão de Justiça e Redação dar um parecer e o mesmo ser assinado também pela de Finanças e Orçamento. “Há comissões de mérito e cada uma deve analisar os projetos pelos aspectos que lhe são competentes”, explicou Vergara.
O vereador Luís Antônio Cordeiro, Secretário da Mesa Diretora da Câmara achou importantíssima a tomada de posição. “Como integrante da Comissão de Finanças e Orçamento, hoje estamos inteirados com a realidade financeira do Município, o que nos dá suporte suficiente para elaborarmos pareceres condizentes com cada projeto que tramitar pela Câmara e passar pelas nossas mãos”, disse.
Participaram da reunião desta segunda-feira, além dos vereadores Luís Antônio Cordeiro e Luiz Carlos Vergara Pereira, o presidente do PSB local, Cezar Vilela, os membros do diretório, Josimar Xis e Waltemir Dantes, os assessores Rodrigo de Paula e Esdras Soares, além do assessor político da bancada, o ex-vereador e jornalista Hélio Rodrigues Ribeiro.


“SURPREENDENTE COMO O PREFEITO TRABALHA CONTRA A EDUCAÇÃO”, DIZ VERGARA

O vereador Luiz Carlos Vergara Pereira (PSB) classifica como absurdo a decisão do Prefeito de Franca, Alexandre Ferreira proibir educadores da rede municipal de ensino de participarem do projeto Jornal Escola, desenvolvido há mais de 20 anos pelo Grupo Corrêa Neves de Comunicação – GCN através do jornal Comércio da Franca. “As atitudes do Prefeito na área da Educação são danosas aos esforços que todas as pessoas de bem desenvolvem para melhorar a qualidade do ensino que é obrigação do Governo”, citou Vergara.
E para constatar que realmente o Prefeito de Franca trabalha na contramão do que todos pretendem para a Educação oferecida pelo Município, o vereador Vergara informou que, além de ter proibido a participação dos educadores e alunos da rede municipal no Projeto Jornal Escola, Alexandre Ferreira acaba de vetar dois projetos de sua autoria. As propostas tinham o objetivo de fortalecer o ensino local. “Foram dois projetos legais, aprovados por unanimidade da Câmara, que o prefeito vetou por questões meramente políticas”, lamentou Vergara.  
Um dos projetos criava o Dia da Família na Escola, com a finalidade de envolver pais de alunos, os próprios estudantes e a comunidade escolar num evento na própria unidade de ensino, com palestras, atividades culturais e esportivas. “Nosso objetivo era o de levar a família a conhecer o ambiente em que seus filhos aprendem, promovendo o contato com educadores e diretores de escolas, além de possibilitar um dia de congraçamento entre todos”, disse Vergara.
O outro projeto, também aprovado e que sofreu veto do Prefeito de Franca é também de autoria do vereador Vergara, aprovado por unanimidade e que o prefeito não quer ver efetivado. Trata-se da criação do Programa Paz na Escola, de ação interdisciplinar, para prevenção e controle da violência nas escolas da rede pública municipal de Franca. Para implementar o Programa, em cada unidade escolar, seria criada uma equipe de trabalho, constituída por professores, funcionários, alunos, especialistas em segurança pública e educação, pais e representantes ligados à comunidade escolar.
“Me surpreende verificar que o Prefeito de Franca seja capaz de atuar contra a evolução dos processos de educação de nossas crianças, agindo contra propostas consagradas, como o Jornal Escola, do Grupo GCN. Com certeza, neste momento, os pais de alunos e os próprios alunos têm dúvidas sobre a sanidade e seriedade do Prefeito de Franca”, disse Vergara. 
JORNAL ESCOLA – Depois de ter sido criado na década de 80, o Projeto Jornal Escola, do Grupo GCN, há oito anos atuava em parceria com a Secretaria de Educação do Município, levando crianças a conhecerem o parque gráfico e a redação do jornal Comércio da Franca, editado pelo Grupo. Em 2013 foi lançado projeto de oficinais com educadores para que fosse incentivada a redação e a utilização do jornal como mecanismo de aprendizado e interação. No ano passado, quando a ideia foi lançada, o próprio Prefeito elogiou a iniciativa, participando de seu lançamento. Surpreendentemente, agora, por questões que parecem meramente políticas, ele proíbe as escolas municipais de participarem, provocando um dano de retrocesso incompreensível para um gestor municipal que vai à contramão de tudo que se faz para melhorar a Educação no Município e no País.