Em seu retorno às atividades legislativas o vereador Luiz Carlos Vergara Pereira – Vergara - teve o seu Projeto de Lei nº 86/2014 aprovado pela Câmara de Vereadores de Franca em sessão realizada nesta terça-feira 07/10. O PL trata da obrigatoriedade do “Teste da Linguinha” em recém-nascidos em Franca.
O PL foi sugerido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, pela Associação Brasileira de Motricidade Orofacial, pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e pelo Deputado Federal Ricardo Izar.
Assim como os testes da orelhinha, de APGAR, do pezinho e do olhinho, o teste da Linguinha é mais um exame a que o bebê não pode deixar de se submeter. Ele é capaz de diagnosticar a presença da anciloglossia (popularmente conhecida como língua presa) e o grau de limitação dos movimentos causado por ela, o que pode comprometer as funções.
Pioneiro no mundo para detectar a língua presa, o exame é baseado num protocolo criado pela fonoaudióloga Roberta Martinelli, da cidade de Brotas (SP). O município foi o primeiro do Brasil a realizar essa avaliação, coberta pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O exame leva menos de cinco minutos para ser realizado. O procedimento é um grande avanço, pois é capaz de detectar a língua presa, que dificulta a amamentação e é uma das causas do desmame precoce.
A proposta do vereador Vergara que institui o teste nos hospitais das redes particular e pública de Franca foi aprovado por unanimidade a será enviado para promulgação do prefeito municipal para então se tornar lei.
CURTA MINHA FAN PAGE:https://www.facebook.com/vergaradefranca
VISITE MEU SITE:http://www.vergaravereador.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário